17 Nov 2020

2.ª Edição │COVID 19 – testes rápidos de pesquisa de antigénios e anticorpos. Fundamentos teóricos, limitações e aspetos práticos.

Formação

A Direcção-Geral da Saúde publicou, no passado dia 26 de outubro, uma Norma com a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, que contempla a utilização de testes rápidos, com entrada em vigor no dia 9 de novembro.
Conforme é salientado no Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, são ações fulcrais, para limitar e conter a propagação da COVID-19, a aplicação de testes de diagnóstico laboratorial para SARS-CoV-2 em larga escala, a deteção ativa e precoce de casos, e o isolamento rigoroso dos casos e seus contactos.
Esclareceu a Diretora-Geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, que a utilização de testes rápidos de antigénio vai permitir “reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde, nos seus serviços e nas populações mais vulneráveis”. Estes testes devem ser usados em pessoas sintomáticas nos primeiros cinco dias de sintomas e em pessoas sem sintomas, mas em situações concretas como surtos. “Podem ainda usar-se estes testes numa terceira situação, que é o rastreio periódico de profissionais de saúde em contexto de maior risco de exposição”, acrescentou.
Neste enquadramento, torna-se essencial promover a formação e o esclarecimento dos farmacêuticos relativamente aos testes rápidos, focando aspetos essenciais como sejam o tipo de testes, fundamentos teóricos, características, interpretação dos resultados e, ainda, questões práticas associadas à realização do teste.
Esta 2.ª edição destina-se a dar resposta a todos os interessados a quem não foi possível participar na 1.ª edição, por lotação do curso.

Informação Anexa
cloud_download
2Ed_Curso_Testes Rápidos COVID19_17Novembropdf | 721 KB
Outros eventos
Evento

Secção Regional do Centro assina Protocolo com MICOF

A Secção Regional do Centro estabeleceu, no passado mês de Julho, um Protocolo de colaboração com a sua congénere de Valência, com o objetivo de fomentar a cooperação em atividades de interesse comum, do tipo formativo, científico e cultural, assim como a divulgaçao de projetos e outras atividades.
Ler mais
21 Abr 2017
Evento

Cerimónia de Vinculação à Profissão 2017

A Cerimónia de Vinculação à Profissão Farmacêutica é uma efeméride de enorme simbolismo destinada a dar as boas-vindas aos novos farmacêuticos que iniciaram em 2016 o seu percurso profissional. A Cerimónia terá lugar no dia 21 de abril de 2017, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (Rua Castro Matoso, n.º 12 A/B), em Coimbra, com início pelas 17H00, à qual se seguirá um Porto de Honra.

Este convite é extensível a um acompanhante por convidado.

No decorrer desta cerimónia, cujo programa integral poderá ser consultado em anexo, teremos como momento alto a leitura do Juramento Farmacêutico, que representará um momento de reflexão e reafirmação dos valores éticos e deontológicos da profissão, vontades e responsabilidades.
Esperamos poder contar com a sua presença nesta cerimónia, no sentido da afirmação pública dos valores da profissão naquela que é a casa de todos nós, farmacêuticos.

Agradecemos a confirmação da sua presença, e do respetivo acompanhante, através do email [email protected] ou através do número de telefone 239 851 440, até ao dia 19 de abril.
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.