31 Jan 2020

Curso “Aspectos Práticos da Legislação Aplicável à Preparação de Medicamentos Manipulados”

Formação

Não obstante a industrialização generalizada da época em que vivemos, os medicamentos manipulados têm assumido uma importância crescente na terapêutica contemporânea, não somente em Medicina Humana, como também em Medicina Veterinária.
Os farmacêuticos comunitários e os farmacêuticos hospitalares são cada vez mais solicitados para solucionar problemas decorrentes quer da inadequação de medicamentos produzidos industrialmente às necessidades farmacoterapêuticas de doentes específicos, quer da inexistência de certos produtos no conjunto dos medicamentos disponibilizados pela indústria farmacêutica. Para tal, recorrem à preparação de medicamentos manipulados, que, de acordo com a legislação em vigor em Portugal, são obrigatoriamente preparados e dispensados sob a responsabilidade de um farmacêutico.
Torna-se, pois, importante que os farmacêuticos conheçam devidamente a legislação aplicável a este domínio da sua actividade profissional e, de um modo especial, as respectivas implicações práticas.
O presente curso, intitulado “Aspectos Práticos da Legislação Aplicável à Preparação de Medicamentos Manipulados”, tem por objectivo contribuir para a formação dos farmacêuticos que têm a seu cargo a preparação de medicamentos manipulados, proporcionando-lhes uma visão detalhada da legislação aplicável e estimulando-os a adaptar soluções técnicas que permitam aliar a preparação de medicamentos com qualidade, segurança e eficácia ao cabal cumprimento das exigências regulamentares.

Informação Anexa
cloud_download
Aspectos Práticos da Legislação Aplicável aos MM_Programa e Informaçõespdf | 1 MB
cloud_download
Boletim de Inscrição_MM_2020pdf | 345 KB
Outros eventos
Evento

Secção Regional do Centro assina Protocolo com MICOF

A Secção Regional do Centro estabeleceu, no passado mês de Julho, um Protocolo de colaboração com a sua congénere de Valência, com o objetivo de fomentar a cooperação em atividades de interesse comum, do tipo formativo, científico e cultural, assim como a divulgaçao de projetos e outras atividades.
Ler mais
21 Abr 2017
Evento

Cerimónia de Vinculação à Profissão 2017

A Cerimónia de Vinculação à Profissão Farmacêutica é uma efeméride de enorme simbolismo destinada a dar as boas-vindas aos novos farmacêuticos que iniciaram em 2016 o seu percurso profissional. A Cerimónia terá lugar no dia 21 de abril de 2017, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (Rua Castro Matoso, n.º 12 A/B), em Coimbra, com início pelas 17H00, à qual se seguirá um Porto de Honra.

Este convite é extensível a um acompanhante por convidado.

No decorrer desta cerimónia, cujo programa integral poderá ser consultado em anexo, teremos como momento alto a leitura do Juramento Farmacêutico, que representará um momento de reflexão e reafirmação dos valores éticos e deontológicos da profissão, vontades e responsabilidades.
Esperamos poder contar com a sua presença nesta cerimónia, no sentido da afirmação pública dos valores da profissão naquela que é a casa de todos nós, farmacêuticos.

Agradecemos a confirmação da sua presença, e do respetivo acompanhante, através do email [email protected] ou através do número de telefone 239 851 440, até ao dia 19 de abril.
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.