29 Jun 2022

Curso de formação: “Medicamentos, Alimentos e Plantas: as interações esquecidas?”

Formação

O alimento constitui, independentemente de quaisquer condicionantes de natureza sociocultural, económica ou temporal, um fator primordial e indispensável à manutenção do bem-estar e da saúde humanas. Esta integridade pode, no entanto, ser perturbada na circunstância de ocorrer a deficiência de um ou mais dos nutrientes essenciais, em consequência, por exemplo, da instituição de uma terapêutica medicamentosa. Por outro lado, os nutrientes podem interagir com fármacos, levando a alterações na resposta terapêutica esperada, o que constitui um problema de grande relevância na prática clínica.

Embora não sejam reportadas com a mesma frequência que as interações medicamentosas, as interações que se produzem entre alimentos e medicamentos apresentam uma probabilidade de ocorrência bastante superior, atendendo a que os alimentos constituem, inquestionavelmente, as substâncias mais comummente associadas à ingestão oral de medicamentos.

Por outro lado, é também crescente a evidência relativa à toma de medicamentos e outros produtos à base de plantas, que em muitos casos colocam seriamente em causa a segurança e eficácia dos medicamentos e a segurança e saúde do próprio doente.

Este tipo de interações, muitas com tradução clínica, são desvalorizadas ou desconhecidas, fundamentalmente porque o doente não comunica o seu uso aos profissionais de saúde que o acompanha.

Numa altura em que a profissão farmacêutica caminha, cada vez mais, para a criação de novos, e mais diferenciados, serviços farmacêuticos, o farmacêutico pode desempenhar um papel relevante na deteção destas interações, monitorizando o processo de uso do medicamento e também os resultados terapêuticos.

O presente curso pretende rever os fundamentos das interações entre alimentos, medicamentos e plantas medicinais, abordando os exemplos mais significativos, e discutindo alguns casos clínicos.

A inscrição deverá ser efetuada aqui: http://ofcentro.servicosweb.pt/

Numa parceria com a Hollyfar, aos inscritos no curso será oferecido o acesso ao e-bookMedicamentos, Alimentos e Plantas: as interacções esquecidas?“, da autoria dos formadores do curso.

 

       

Informação Anexa
cloud_download
1png | 2 MB
cloud_download
2png | 2 MB
cloud_download
3png | 2 MB
Outros eventos
Evento

Secção Regional do Centro assina Protocolo com MICOF

A Secção Regional do Centro estabeleceu, no passado mês de Julho, um Protocolo de colaboração com a sua congénere de Valência, com o objetivo de fomentar a cooperação em atividades de interesse comum, do tipo formativo, científico e cultural, assim como a divulgaçao de projetos e outras atividades.
Ler mais
21 Abr 2017
Evento

Cerimónia de Vinculação à Profissão 2017

A Cerimónia de Vinculação à Profissão Farmacêutica é uma efeméride de enorme simbolismo destinada a dar as boas-vindas aos novos farmacêuticos que iniciaram em 2016 o seu percurso profissional. A Cerimónia terá lugar no dia 21 de abril de 2017, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (Rua Castro Matoso, n.º 12 A/B), em Coimbra, com início pelas 17H00, à qual se seguirá um Porto de Honra.

Este convite é extensível a um acompanhante por convidado.

No decorrer desta cerimónia, cujo programa integral poderá ser consultado em anexo, teremos como momento alto a leitura do Juramento Farmacêutico, que representará um momento de reflexão e reafirmação dos valores éticos e deontológicos da profissão, vontades e responsabilidades.
Esperamos poder contar com a sua presença nesta cerimónia, no sentido da afirmação pública dos valores da profissão naquela que é a casa de todos nós, farmacêuticos.

Agradecemos a confirmação da sua presença, e do respetivo acompanhante, através do email [email protected] ou através do número de telefone 239 851 440, até ao dia 19 de abril.
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.