03 Mai 2022

Escabiose (sarna): o ressurgir, na Europa, de uma parasitose esquecida

Formação

A escabiose, ou sarna humana, é uma infeção cutânea parasitária provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis. Consiste numa erupção intensamente pruriginosa com um padrão de distribuição característico, ocorrendo em todas as idades, grupos étnicos e níveis socioeconómicos.

A escabiose pode assumir um carácter endémico ou surgir na forma de surtos e epidemias alarmantes nos países ditos desenvolvidos, estimando-se uma prevalência global de 300 milhões de casos por ano. Ainda que na Europa Ocidental a prevalência estimada seja inferior a 1%, tem vindo a assistir-se a surtos de escabiose cada vez mais recorrentes um pouco por toda a Europa, Portugal incluído, particularmente em instituições como hospitais, lares, prisões e locais de alojamento turístico.

O longo período de incubação, a clínica inespecífica, a ausência de um marcador biológico ou a reinfestação frequente são fatores que favorecem a ocorrência de surtos, sendo de sublinhar igualmente a dificuldade no diagnóstico da escabiose com consequente atraso na instituição do tratamento adequado.

O presente webinar, que se destina a farmacêuticos e também a quaisquer outros interessados, pretende revisitar esta doença, focando-se na sua epidemiologia, características do agente causal, transmissibilidade, aspetos clínicos, diagnóstico e tratamento, para que todos possamos estar mais alerta para uma doença que, cada vez mais, tem vindo a surgir em surtos cada vez mais frequentes um pouco por todo o mundo.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, aqui.

 

 

Informação Anexa
cloud_download
Escabiosepng | 3 MB
Outros eventos
Evento

Secção Regional do Centro assina Protocolo com MICOF

A Secção Regional do Centro estabeleceu, no passado mês de Julho, um Protocolo de colaboração com a sua congénere de Valência, com o objetivo de fomentar a cooperação em atividades de interesse comum, do tipo formativo, científico e cultural, assim como a divulgaçao de projetos e outras atividades.
Ler mais
21 Abr 2017
Evento

Cerimónia de Vinculação à Profissão 2017

A Cerimónia de Vinculação à Profissão Farmacêutica é uma efeméride de enorme simbolismo destinada a dar as boas-vindas aos novos farmacêuticos que iniciaram em 2016 o seu percurso profissional. A Cerimónia terá lugar no dia 21 de abril de 2017, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (Rua Castro Matoso, n.º 12 A/B), em Coimbra, com início pelas 17H00, à qual se seguirá um Porto de Honra.

Este convite é extensível a um acompanhante por convidado.

No decorrer desta cerimónia, cujo programa integral poderá ser consultado em anexo, teremos como momento alto a leitura do Juramento Farmacêutico, que representará um momento de reflexão e reafirmação dos valores éticos e deontológicos da profissão, vontades e responsabilidades.
Esperamos poder contar com a sua presença nesta cerimónia, no sentido da afirmação pública dos valores da profissão naquela que é a casa de todos nós, farmacêuticos.

Agradecemos a confirmação da sua presença, e do respetivo acompanhante, através do email [email protected] ou através do número de telefone 239 851 440, até ao dia 19 de abril.
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.