29 Out 2020

Webinar │Perturbações de Ansiedade em contexto de pandemia – sinais de alerta e estratégias de gestão

Formação

As doenças e perturbações do foro mental tornaram-se, nos últimos anos, na principal causa de incapacidade e numa das principais causas de morbilidade, à escala global. Os números revelam que mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica, sendo Portugal o segundo país da UE com a mais elevada taxa de prevalência de doenças psiquiátricas. De entre elas, as perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada.
As perturbações de ansiedade referem-se a um grupo de distúrbios mentais caracterizados por sentimentos de ansiedade e medo, incluindo perturbação de ansiedade generalizada, perturbação de pânico, perturbações fóbicas, incluindo a fobia social, perturbação obsessiva-compulsiva e perturbação de stress pós-traumático. Tal como na depressão, os sintomas podem variar de ligeiros a graves, sendo que a duração dos sintomas tipicamente experimentados por pessoas com perturbações de ansiedade, torna-a mais uma doença crónica do que episódica.
Se as questões relacionadas com a saúde mental eram já muito preocupantes, a nível mundial, foram agora enormemente agravadas pela pandemia de COVID-19. Discutir este tema é delicado, mas absolutamente necessário.
Para este debate convidámos um psiquiatra, Gustavo Jesus, uma psicóloga clínica, Tânia Costa, e também o Presidente da linha SOS Voz Amiga, Francisco Paulino, todos eles com vasta experiência e investigação nas áreas relacionadas com as perturbações de ansiedade.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, em https://zoom.us/webinar/register/WN_ZbW7t–tShGpOKpN4aYK_w

Informação Anexa
cloud_download
Webinar_Perturbações de Ansiedadepdf | 3 MB
Outros eventos
Evento

Secção Regional do Centro assina Protocolo com MICOF

A Secção Regional do Centro estabeleceu, no passado mês de Julho, um Protocolo de colaboração com a sua congénere de Valência, com o objetivo de fomentar a cooperação em atividades de interesse comum, do tipo formativo, científico e cultural, assim como a divulgaçao de projetos e outras atividades.
Ler mais
21 Abr 2017
Evento

Cerimónia de Vinculação à Profissão 2017

A Cerimónia de Vinculação à Profissão Farmacêutica é uma efeméride de enorme simbolismo destinada a dar as boas-vindas aos novos farmacêuticos que iniciaram em 2016 o seu percurso profissional. A Cerimónia terá lugar no dia 21 de abril de 2017, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (Rua Castro Matoso, n.º 12 A/B), em Coimbra, com início pelas 17H00, à qual se seguirá um Porto de Honra.

Este convite é extensível a um acompanhante por convidado.

No decorrer desta cerimónia, cujo programa integral poderá ser consultado em anexo, teremos como momento alto a leitura do Juramento Farmacêutico, que representará um momento de reflexão e reafirmação dos valores éticos e deontológicos da profissão, vontades e responsabilidades.
Esperamos poder contar com a sua presença nesta cerimónia, no sentido da afirmação pública dos valores da profissão naquela que é a casa de todos nós, farmacêuticos.

Agradecemos a confirmação da sua presença, e do respetivo acompanhante, através do email [email protected] ou através do número de telefone 239 851 440, até ao dia 19 de abril.
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.