13Dez2019

Suporte Básico de Vida – INEM

Pretende-se, com este curso, dotar os farmacêuticos de competências necessárias para uma boa execução dos procedimentos de emergência, através de técnicas de suporte básico de vida.
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55 a 113 pessoas /100.000 habitantes, estimando-se entre 350.000 a 700.000 indivíduos afetados por ano só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico (Fibrilhação Ventricular) na base das situações de paragem cardiorrespiratória. Desta análise conclui-se que a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico,sendo que a atuação para a resolução da situação deverá ser enquadrada pela designada Cadeia de Sobrevivência.
No âmbito da competência para a administração de vacinas e medicamentos injetáveis, atribuída aos farmacêuticos detentores da respetiva formação, esta só será certificada aos farmacêuticos que detenham cumulativamente formação válida na área do Suporte Básico de Vida.

Informação Anexa
cloud_download
BoletimInscrição_SBV2019pdf | 122 KB
Outras notícias

Protocolo Ordem dos Farmacêuticos / AGEAS

Protocolo Ordem dos Farmacêuticos / AGEAS oferece condições especiais nos seguros para farmacêuticos
Ler mais

Sessão de formação: Menos Antibióticos, Mais Saúde

Divulgação de ações de formação no âmbito do projeto intitulado "Desenvolvimento e validação de ferramentas e-Health de apoio à decisão clínica e ao empoderamento do doente nas infeções respiratórias: ensaio controlado aleatório por clusters."
Ler mais
Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.