Cerimónia de Compromisso Farmacêutico
Decorreu, no passado sábado, 14 de março, a Cerimónia de Compromisso Farmacêutico que juntou, no Porto, várias centenas de farmacêuticos e convidados, naquele que é já um marco anual para a profissão.
O momento, que contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, assinala o início do percurso ou da diferenciação profissional de muitos colegas, mas, acima de tudo, representa o compromisso com os valores éticos, morais e deontológicos da profissão farmacêutica.
A Presidente da Secção Regional do Centro, Lúcia Santos, acompanhou o Bastonário, Helder Mota Filipe, no momento simbólico da entrega das carteiras profissionais aos jovens farmacêuticos que, no último ano, se inscreveram nesta Secção Regional, ao que se seguiu o momento alto da leitura do Juramento Farmacêutico.
A cerimónia foi oportunidade, também, para a entrega dos Certificados de Competência Farmacêutica em Oncologia e em Medicina Farmacêutica, incluindo ainda uma conferência dedicada ao tema “Migrações e Saúde Pública”, apresentada por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.