Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), reúne na Polónia
O Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) reuniu esta semana, em Wrocław, na Polónia, para a realização da sua Assembleia Geral e Conferência Anual.
Lúcia Santos, Presidente da SRCOF, participou nos trabalhos que decorreram nos dias 26 e 27 de maio, reunindo representantes das associações farmacêuticas europeias para debater os principais desafios e oportunidades da profissão farmacêutica no contexto europeu.
Durante a reunião, foi aprovada a posição do PGEU sobre preparação para emergências em saúde, documento que reforça o papel dos farmacêuticos comunitários na resposta a crises sanitárias defendendo uma maior integração destes profissionais nos mecanismos europeus e nacionais de preparação e resposta, e destacando a continuidade do acesso ao medicamento. A contribuição portuguesa no documento final integrou referências à resposta nacional durante a pandemia COVID-19, aos incêndios, às cheias e à falha energética registada em 2025.
Em discussão estiveram ainda a implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EHDS), a revisão da legislação farmacêutica europeia e o futuro da farmácia na era digital.