15 Mar 2021

VACINAÇÃO COVID-19: Ordem dos Farmacêuticos prossegue recenseamento

Estimados Colegas,
A Ordem dos Farmacêuticos (OF), sob solicitação da Task-Force (TF) do Plano de Vacinação da COVID-19, procedeu ao recenseamento e identificação dos farmacêuticos que se desejam vacinar, das áreas assistenciais do setor privado e social, de prestação direta de cuidados de saúde aos cidadãos.
Na semana que agora terminou, foi iniciado o processo de agendamento e vacinação dos farmacêuticos recenseados, paralelamente com a vacinação de outros profissionais de saúde e cidadãos, no cumprimento do plano de vacinação nacional.
Segundo o transmitido pela TF, o recenseamento e identificação dos profissionais dos laboratórios das análises clínicas ficaria diretamente a encargo das Administrações Regionais de Saúde (ARS).
Na sequência deste procedimento, e ciente da importância deste processo, a OF tem acompanhado a execução da vacinação dos farmacêuticos, tendo apurado que, até à data, e na área de jurisdição da ARS-Centro, um número significativo de farmacêuticos foram já vacinados ou contactados para o efeito, incluindo farmacêuticos analistas clínicos.
Realçamos que, de acordo com a informação que apurámos, a atualização das listas dos profissionais e cidadãos a vacinar junto dos centros de saúde acontece com periodicidade semanal; espera-se, portanto, que no início de cada semana, mais farmacêuticos sejam convocados pelos respetivos centros de saúde.
Prosseguindo com o acompanhamento contínuo do processo de vacinação, a OF vai iniciar novo procedimento de recenseamento, a decorrer de 15 a 19 de março, de farmacêuticos elegíveis para a vacinação contra a Covid-19, incluindo os farmacêuticos analistas clínicos que ainda não foram notificados pela ARS-Centro, mediante o preenchimento e submissão do formulário próprio que ficará disponível na secretaria online a partir da próxima 2.ª feira, dia 15 de março, e até ao final da próxima semana.
A OF continuará a envidar todos os esforços para acompanhar este processo, tendo presente que o processo de vacinação dos profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados de saúde, e dos restantes cidadãos, pela sua complexidade e condicionantes, é realizado por etapas e gradualmente.
Cordiais saudações,
A Presidente da Secção Regional Centro da OF
Anabela Mascarenhas

Newsletter
Para subscrever a nossa newsletter,
deixe-nos o seu nome e email.